sábado, 25 de junho de 2011
quinta-feira, 23 de junho de 2011
sábado, 18 de junho de 2011
quinta-feira, 16 de junho de 2011
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Big Foot
Com dimensões fora do comum, o Big Foot, carro construído em cima de uma picape Ford F250, possui 12 amortecedores, rodas e pneus especiais importados dos Estados Unidos. Com 3,6 metros de altura e 4,6 metros de comprimento, a máquina pesa quatro toneladas e impressiona pelo seu tamanho.
Estas incríveis máquinas começaram a se destacar na década de 70, nos Estados Unidos, e hoje os Big Foots, também chamados de “Monster Trucks”, são a grande atração em exposições e competições, atuando de maneira extremamente radical.
Estas incríveis máquinas começaram a se destacar na década de 70, nos Estados Unidos, e hoje os Big Foots, também chamados de “Monster Trucks”, são a grande atração em exposições e competições, atuando de maneira extremamente radical.
domingo, 12 de junho de 2011
Os carros de corrida nascar
As primeiras corridas aconteciam em estradas de terra geralmente em más condições. Os carros sem modificações não eram suficientemente resistentes para tal utilização, de modo que a NASCAR começou a permitir alterações nos carros originais para aumentar sua durabilidade. Ao longo dos anos, as modificações continuaram, em alguns casos para aumentar a segurança (veja Como funciona o sistema de segurança da NASCAR para mais detalhes) e melhorar a competitividade. A NASCAR controla rigidamente todas essas modificações, especificadas em detalhes no regulamento da categoria. A cada corrida, os carros são vistoriados para ver se estão em conformidade com o regulamento.
Foto cortesia de Caterpillar
O carro número 22, patrocinado pela Caterpillar
Hoje, os carros de corrida da NASCAR têm pouca semelhança com os carros de rua. Quase todos os detalhes são feitos à mão. As carrocerias são construídas a partir de chapas de aço, os motores são montados a partir de um bloco nu e o chassi é construído com tubos de aço.
Neste artigo, veremos como são feitos esses carros de corrida da NASCAR, começando com um componente fundamental para a segurança dos pilotos e que é a base para tudo no carro: o chassi.
Os dragsters
Não há nada de sutil nas corridas de dragsters.
É um esporte de extremos, da quantidade absurda de combustível consumido aos incríveis números de potência e as indecentes somas de dinheiro gasto apenas na busca da aceleração máxima.
Em nenhum outro lugar isso fica tão óbvio quanto na linha de largada ocupada por dois dragsters top-fuel despejando 8.000 cv cada. Ficar atrás deles é como abrir os portões do inferno. O ar ronca. O chão treme. Uma nuvem de fumaça nociva é jogada sobre você. Os carros raiam ao horizonte como se tivessem sido arremessados pela mão de Deus.
Os Top-fuel são o máximo das corridas de dragsters. Mesmo em um esporte onde o sucesso é medido em milésimos de segundo, tudo em um top-fuel acontece em um piscar de olhos. Os melhores pilotos conseguem fazer o quarto-de-milha em cerca de 4 segundos. Eles são submetidos a uma força cinco vezes maior que a gravidade. E eles ultrapassam os 480 km/h.
Mais incrível que testemunhar isso, é experimentar isso.
"Não há como descrever. De jeito algum", diz Dave Grubnik, o piloto de 48 anos do dragster top-fuel Kalitta Air. "Quando você pisa no acelerador, tudo desaparece imediatamente do seu campo de visão. Simplesmente some. Você vai de zero a 160 km/h instantaneamente".
O carros mais rapido do mundo
Atualmente, o Veyron, da Bugatti, é o carro de rua mais veloz do mundo. A versão 16.4 Super Sport, edição limitada apresentada recentemente, com motor 8.0 de 16 canecos e quatro turbos gera nada menos do que 1.200 cv de potência e um torque máximo de 152,9 kgfm. Isso explica a velocidade máxima de 431 km/h. Nada mal, hein?
Ano passado um milionário do Kwait decidiu deixar seu Veyron, embora não fosse um SS, ainda mais… chamativo, por assim dizer, mandando pintar o carro com ouro. Isso mesmo, ouro.
Agora quem decidiu inovar foi a Mansory, preparadora alemã conhecida por privilegiar a estética ao invés dos detalhes técnico-mecânicos. Apresenta ao mundo o Masonry Bugatti Veyron 16.4 Linea Vincero d’Oro, o carro mais veloz do mundo combinado com o metal mais desejado do mundo.
Assinar:
Postagens (Atom)